Prints tirados no software Stellarium, no horário de 18:15, no lado Oeste:
Na 4ª observação calculamos o tamanho angular do Sol e encontramos 0,53° e na 5ª observação, perguntamos qual seria o tamanho angular da Lua:
Continuemos calculando o tamanho angular e agora será a vez da Lua. Então calculemos o tamanho angular dela, sabendo que o diâmetro dela é 3.474,4 km e está a uma distância média da Terra de 384.400 km.
Vamos então à resposta:
Vemos assim, que o tamanho angular da Lua é praticamente igual ao tamanho angular do Sol. Isso mostra que vemos o Sol e a Lua com o mesmo tamanho angular (óbvio) e explique a ocorrência dos eclipses solares, com o disco lunar encobrindo, exatamente o disco solar. Mas você pode se perguntar: E como se explica a ocorrência do eclipse anular, em que o disco solar não é totalmente encoberto pela Lua? Vejamos a representação abaixo, fora de escala e com cores fantasia:
Esse eclipse é chamado de anular porque se forma um anel luminoso ao "redor" da Lua. Vemos que o tamanho angular da Lua não está exatamente igual ao do Sol e isso ocorre porque a distância (d) entre ela e a Terra aumentou, pois a trajetória desse satélite em torna do nosso planeta é uma elipse, como representada abaixo, de forma exagera e de forma mais realista, pois a excentricidade (achatamento) dessa elipse é pequena.
É importante destacar que a órbita da Terra e dos demais planetas em torno do Sol é em forma de elipse, com essa estrela em um dos focos da figura geométrica em questão.
Temos representado os astros e as distâncias entre eles sempre fora de escala, então vamos fazer a seguinte pergunta:
Sabendo que o diâmetro da Terra mede 12.742 km e o diâmetro da Lua mede 3.474,4 km, quantas vezes maior é o diâmetro daquele planeta em relação ao diâmetro desse satélite? E se o diâmetro da Terra corresponde a quatro quadrados, a quantos quadrados corresponde o diâmetro da Lua, aproximadamente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário