Páginas

sábado, 18 de setembro de 2021

5ª Observação - 28.09.21

 Medição da altura angular de Vênus em relação ao horizonte, às 18:18, usando um astrolábio artesanal, medindo um ângulo de 130°, que se manteve aproximadamente igual nesses dias. Minha filha, Isabele Trajano, localizou o planeta no centro do cano de PVC:


Prints tirados no software Stellarium, no horário de 18:15, no lado Oeste:


O planeta continua seu movimento aparente subindo em relação ao horizonte e se deslocando também para o sul. Isso também é observado através do astrolábio, que registra apenas a ascensão vertical do astro, pois o ângulo medido aumentou de 129° para 130°.

Observe a seguir como veríamos Vênus com o uso de um telescópio, a partir da cidade de Colorado do Oeste - RO (no hemisfério sul) e co0mpare com a imagem obtida na observação anterior:

Na 4ª observação calculamos o tamanho angular do Sol e encontramos 0,53° e foi pedido que calculasse o tamanho angular de Vênus no dia 24/09/21. Façamos então esse cálculo agora, considerando que o diâmetro desse astro é 12.104 km e a distância dele à Terra, representada no esquema a seguir:

Sendo assim, temos:
Dividindo o tamanho angular do Sol pelo tamanho angular de Vênus, o valor encontrado é, aproximadamente, 106,9. Esse valor representa quantas vezes menor é o tamanho angular do astro que estamos acompanhando, na data considerada.

Pergunta:
Continuemos calculando o tamanho angular e agora será a vez da Lua. Então calculemos o tamanho angular dela, sabendo que o diâmetro dela é 3.474,4 km e está a uma distância média da Terra de 384.400 km. 

Observemos o nascer da Lua nesta data, aproximadamente às 0 h, entre o lado Leste e o lado Norte, segundo informações do software Stellarium.

 Neste dia nosso satélite natural chegará à fase minguante. Veja abaixo como poderemos vê-la:

A seguir representamos a Terra, a Lua e o Sol em um esquema totalmente fora de escala, e com cores fantasia, a posição aproximada do satélite à meia noite:

Vemos o sentido de rotação da Terra e um observador no ponto A olhando para o horizonte do lado leste e onde o Sol aparecerá antes das 6 h da manhã. Nesse horário a Lua estará no alto do céu, mas não aparecerá no zênite (ponto acima da cabeça do observador).

Observação: A distância da Lua à Terra no dia 28/10/21 é de 403.168 km, de acordo com o Stellarium. Como essa distância não é constante, é comum ser expresso o valor médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário